O que o DevOps tem em comum com o DevSecOps?

Se sua empresa trabalha com desenvolvimento de software você já deve saber o quão importante é integrar os setores para entregar softwares de qualidade e, por isso, é essencial entender bem o que é devsecops e como ele pode ajudar.

Com o passar do tempo, a forma de desenvolver sistemas foi mudando e não se trata mais apenas de criar a interface e um banco de dados. Atualmente, muitas coisas estão envolvidas por trás de um sistema como segurança, usabilidade, tempo de resposta, entre outros fatores.

Os DevOps e DevSecOps são metodologias que surgiram para melhorar o processo de desenvolvimento dentro das empresas, assim, a equipe de desenvolvedores não atua sozinha, mas sim em conjunto com outras áreas.

O que é o DevOps?

DevOps vem da junção dos termos Dev (desenvolvimento) e Op (operações) e isso significa que essa metodologia representa a união de pessoas, processos e tecnologias, para juntos agregar valor para o cliente, ou seja, entregar produtos que funcionem. 

Mas o que o DevOps representa para as equipes? Antes, as funções (desenvolvimento, operações de tecnologia da informação, qualidade e segurança) eram isoladas, mas agora essas funções são feitas em conjunto. 

Essa é a ideia do DevOps: unificar o desenvolvimento de software e as operações de T.I, para melhorar o ritmo da construção de um sistema, o que permite entregar versões de forma periódica e com qualidade.

O que é o DevSecOps?

Você pode estar se perguntando o que é DevSecOps e é uma junção de Dev (desenvolvimento), Sec (segurança) e Ops (operação). Surgiu para enfatizar como é importante integrar a segurança no desenvolvimento de software.

O principal objetivo é integrar segurança na metodologia DevOps, ou seja, fazer com que o desenvolvimento de um sistema seguro seja função e responsabilidade de todos os membros da equipe. 

Ao usar a abordagem DevSecOps, a equipe de segurança de T.I. da empresa deve integrar o processo de desenvolvimento, participando de todo o ciclo de vida do software. Tempos atrás, a equipe de segurança somente atuava no estágio final do desenvolvimento, porém, como hoje em dia as entregas acontecem por partes e levam dias ou semanas, é preciso atuar desde o início. 

Qual a diferença entre DevOps x DevSecOps?

Como vimos anteriormente, o DevOps é uma metodologia que define que responsabilidades devem ser compartilhadas entre equipes que tradicionalmente eram separadas. O DevSecOps não é um conceito separado e sim uma evolução do DevOps.

A diferença está na implementação da segurança, que no DevOps acontece na fase final e no DevSecOps acontece desde o início, exigindo que a equipe adote técnicas e ferramentas de segurança. Em outras palavras, os desenvolvedores devem criar códigos levando a segurança em consideração. 

O que o DevOps tem em comum com o DevSecOps?

Já entendemos o que é DevSecOps e DevOps, bem como a diferença entre eles. Mas, o que eles têm em comum? A resposta é simples e já abordamos: ambas metodologias visam integrar as equipes (desenvolvimento, operação, segurança).

DevOps implementa a segurança no final, mas se a empresa não deseja voltar ao processo antigo de desenvolvimento, no qual levava meses para entregar uma solução, o ideal é adotar o DevSecOps para conseguir entregas incrementais com segurança e qualidade. 

A Rainforest Technologies é especialista na área de cibersegurança e pode ajudar sua empresa a implantar as melhores soluções de segurança, ajudando no processo de desenvolvimento seguro da sua equipe. 

O desenvolvimento de um sistema vai mais além do que codificar, é um processo que requer a atuação de outras áreas para juntos entregar um produto funcional, rápido e seguro. Acesse a página da Rainforest Technologies e saiba mais sobre o assunto.

Conteúdo

O que o DevOps tem em comum com o DevSecOps